Foi em 2006 que a Verdana Agropecuária, pertencente à família Grubisich, começou a formar o próprio plantel, ao adquirir acasalamentos vitoriosos da raça Nelore, especialmente, nas ocasiões dos remates da ExpoZebu.
Absoluta da Verdana, por exemplo, foi uma Campeã Nacional que, até hoje, figura entre as mais valorizadas da raça, sendo negociada, à época, por R$ 2,5 milhões.
Unindo o amor pela seleção genética às aptidões naturais do zebuíno, o criatório ganhou notoriedade, consolidando a qualidade singular do rebanho. Com auxílio das mais modernas tecnologias e dos melhores profissionais foi possível acelerar os ganhos também em precocidade, ganho de peso, habilidade materna e conformação frigorífica, sem que houvesse perda na caracterização racial.
Este refinamento perdurou por cerca de uma década até que o projeto estivesse pronto para servir ao mercado com genética PO melhoradora e a entregar maior rentabilidade a outros pecuaristas que passariam a ser clientes da marca. Aderir aos programas de melhoramento genético foi fundamental para o sucesso da seleção.
A base genética composta por grandes famílias é o diferencial da Verdana, que, posteriormente, passou a desenvolver um seleto trabalho de melhoramento genético, considerando genearcas líderes de avaliação.
A combinação de grandes famílias da raça, acesso a melhor genética disponível e os programas de avalação na raça Nelore transformaram o plantel da Verdana Agropecuária em um projeto de produção de touros e matrizes de alto nível.
Em 2023, a Verdana Agropecuária liquidou o plantel do Nelore PO e devido a expansão das fronteiras agrícolas no Centro-Oeste brasileiro, direcionou as atividades na fazenda Glória do Rio Verde, em Camapuã /MS, para produção de soja e Integração Lavoura Pecuária (ILP).